quarta-feira, 31 de março de 2010

Acorda, Raimundo... Acorda! As mulheres vão dominar o mundo




Acorda, Raimundo... Acorda! É um curta-metragem que dá estímulo a reflexões sobre a tradicional construção da masculinidade. Os papéis de gênero e a validação homossocial do ser homem são também tocados pelo filme.

A proposta é inverter os papéis de homem e mulher, marido e esposa. É dada a situação hipotética, através do sonho de Raimundo, em que as mulheres saem para trabalhar, vão para a boemia, humilham e gritam com o marido, enquanto os homens cuidam das tarefas domésticas, ficam grávidos e respondem diretamente pela educação dos filhos. Trata-se de uma família operária, com seus conflitos familiares e o machismo em situações em que as coisas acontecem ao contrário.

Desse modo, Acorda, Raimundo... Acorda! (1990; 16 min.) faz uma abordagem das transformações de papéis, as novas configurações familiares em que a mulher ocupa profissões que até recentemente eram tidas como de exclusividade masculina. Com direção e roteiro de Alfredo Alves, conta também com as participações de Paulo Betti, como Raimundo, Eliane Giardini, como Marta, além de José Mayer e Zezé Mota. A produção é do CETA-IBASE e da Iser Video.

Um comentário:

  1. Valeu Maris só vc mesma p/ postar este vídeo...........muito interessante.... retrata de uma forma humorística as humilhações que até hoje nós mulheres vivemos.Mas muito mais interessante seria todos os homens terem um sonho deste!! rsrszrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir