sexta-feira, 26 de março de 2010

Memorial da Mulher Brasileira


Será instalado na cidade do Rio de Janeiro o Memorial da Mulher Brasileira, um espaço museológico e documental que deverá abrigar registros da participação das mulheres em episódios da história do país
No dia 8 de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher no Rio de Janeiro, foi assinado o decreto presidencial que prevê a instauração de um grupo de trabalho para analisar a criação do Memorial da Mulher Brasileira. Na ocasião, foi distribuída uma publicação que trata dos objetivos e estrutura do espaço.

O Memorial da Mulher Brasileira será instalado por iniciativa do governo brasileiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), e se configura em iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina. O espaço deve contar com registros da participação feminina em episódios da história do Brasil, a partir do resgate, reunião e preservação das diversas trajetórias femininas na formação do país.

O espaço será dedicado a conferir à mulher o seu real papel na construção
da história, da cultura, da economia, dos movimentos sociais e demais avanços de nosso país, tendo em vista a grande lacuna na historiografia oficial sobre a participação e contribuição das brasileiras na formação e no desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário