segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHER: A CHAMA DA TRANSFORMAÇÃO

Considero 
esta composição 
do Geraldo Azevedo,
letra/poema de 
Neila Tavares 
a mais linda
e justa 
homenagem 
ao universo de 
vivências 
e lutas das mulheres. 


Longe de qualquer tentativa de conceituação, até por que, poesia não se explica, mas, tem uma frase em especial nessa letra que eu considero a tradução mais que perfeita: 


"eu sou a chama da transformação!"




Ao ouvir essa música, afloram em mim, preciosas emoções e sempre me vem a cabeça a lembrança das muitas mulheres que eu sou. 

E cada uma delas surgem para mim, trazidas pelas mãos de algumas outras. E são muitas.


São intensas. Transformadoras. Transformáticas. 


Infindas e eternas são as mulheres de minha vida. 


Mas, todas que singularmente me constituem um ser plural, surgiram a partir de uma única raíz: a minha mãe. 


A mais revolucionária de todas as mulheres que conheci. 


E nela, por ela e com ela, dispenso os afagos de falsas felicitações. Renego as homenagens de condescendência. Prefiro mais respeito, menos violência, menos mordaças e amarras. 
Quero salários equivalentes. Ampliação de representação política.


Eu quero, de verdade, ser tratada em limite de igualdade de direitos. Enquanto vou buscando essas metas, continuo ouvindo Geraldo Azevedo, para não me esquecer nunca de que sou tributária de todas as mulheres do mundo em minha sina de  transformAÇÃO. 

por Maris Stella Schiavo Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário