Hoje é aniversário de uma sertaneja de Vitória da Conquista nascida em 1949. Mas, ela já não se encontra em nós, foi brutalmente assassinada pela ditadura militar aos 25 anos e faria 61. Filha de Antônio Pereira de Santana e Junília Soares Santana. Conhecida por nós pelo sobre-nome que adquiriu depois de casada com Vandick Reidner Pereira Coqueiro, também lá desaparecido político. É registrada em nossa história local por Dinaelza Coqueiro.
Também é imortalizada na história da ditadura militar no Brasil pelo codinome: "Mariadina". Homenageada no filme Narradores de Javé, como uma heroína no mito de fundação que conta a origem do povoado. Aliás, única representante feminina no heróico e memorial panteão dessa narrativa cinematográfica.
Para que seja um incentivo a participação e ação de outras mulheres na militância política, registramos aqui o respeito pela sua memória e reconhecimento pelo imenso valor de sua luta!
Feliz aniversário: Dinaelza Soares Santana Coqueiro!
por Maris Stella Schiavo Novaes
|
|
Dia de muita dor para a querida e doce Dona Junília, mas uma data de aniversário de Dina, e nada de seu corpo aparecer.
ResponderExcluirPor isso que pedimos, que as buscas em arquivos e outras formas sejam intensificados, e que seja dado o direito a uma mãe de mais de 95 anos de puder enterrar sua filha.