segunda-feira, 8 de março de 2010

A história das mulheres pioneiras por direitos sociais, elas fizeram toda diferença

É duro de acreditar que mulheres não eram consideradas "pessoas" até recentemente (quando a mãe da autora já era viva). Temos de nos recoradar do que elas fizeram pelas mulheres de hoje.


Esta é a história de mulheres que foram pioneiras. Essas bravas mulheres do começo do século passado, fizeram toda a differença na vida que temos hoje.

Foi só a partir de 1920 que as mulheres tiveram o direito de votar nos EUA (no Brasil foi só a partir de 1934).

As mulheres eram inocentes e sem defesa, mas, na America do Norte, quando elas fizeram uma demonstração em frente à Casa Branca, carregando cartazes, pedindo o voto, elas foram encarceradas.


(Lucy Burns)

Eles bateram  na Lucy Burns, acorrentaram suas mãos `as grades acima de sua cabeça e a deixaram pendurada a noite inteira, sangrando e sem ar.




(Dora  Lewis)

Eles jogaram Dora Lewis numa cela escura, quebraram sua cabeça contra uma barra de ferro até a inconsciência. Sua companheira de cela, Alice Cosu, pensou que ela estava morta e teve um ataque cardíaco. Outros afidavits descrevem os guardas agarrando, arrastando, batendo, sufocando, empurrando, beliscando, torcendo e chutando as mulheres.
Isto se  deu em 15 de novembro de 1917, quando o diretor de Occoquan Workhouse, na Virginia, ordenou que seus guardas dessem uma lição a essas mulheres sufragistas, que foram aprisionadas porque ousaram fazer uma manifestação em frente `a Casa Branca do presidente Woodrow Wilson, pelo direito ao voto.

Durante meses a única água `a qual tinham acesso era de um balde aberto. A comida era uma sopa rala infestada de vermes.



             (Alice Paul)





                      Quando uma das líderes, Alice Paul,   começou uma greve de fome, eles a amarraram a uma cadeira, forçaram um tudo pela garganta e jogaram liquido até que ela vomitasse. Ela foi torturada assim por várias semanas até que alguém conseguiu avisar a imprensa.
Todas as mulheres que já votaram, que foram proprietárias de algum imóvel, que tem pé de igualdade com os homens, devem se lembrar que a briga pelo voto também foi árdua no Canadá. Será que nossas filhas e irmãs sabem o preço pago para adquirir estes direitos nos Estados Unidos?
E nós, mulheres brasileiras, quanto nos custa esse direito? Quantas viveram e morreram na luta sem mesmo terem alcançado o objetivo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário