terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tem gente que pensa que o mundo seria melhor se fosse governado por mulheres

Será?



Eu não estou certa disso. Aliás, não concordo com nenhuma pretensão generalista.  A certeza que  tenho é de que homens e mulheres são iguais em qualidades e defeitos. E nem tem muita necessidade de estender o assunto em justificativas. A questão é bem simples: somos humanos. Participamos do mesmo universo concreto e conceitual. Comparativos de força física a parte, possuímos as mesmas capacidades se comparado, por exemplo, o nível intelectual em todas as suas faculdades e formas de manifestações. E também detemos em nós o mesmo espaço para pequenas e grandes vilanias. A depender do uso consciente do senso moral de cada um. 


Em decorrência de muitas luta em busca de igualdade, hoje e cada vez mais, vemos mulheres em cargos que até há bem pouco tempo apenas estavam destinados aos homens. Acho que não  há mais quem pense que a mulher seja a representação do “sexo frágil”... Isso é muito bom! Mas, nesse quesito, a luta está longe de ter sido vencida. As mulheres ampliaram sua carga de trabalho e ainda recebem bem menos que os homens para realizar as mesma as funções.



Enfim, não há duvidas de que, seja por questões históricas ou não, há uma crescente presença  feminina em várias esferas sociedade, é um fato. Mas, me questiono que por conta dessa predominância, o mundo não está se tornando um lugar mais dócil, mais amável, mais humano.

Afinal, em muitas posições hoje ocupadas por mulheres o que vemos é um comportamento tão agressivo, competitivo e violento quanto os que vemos quando são homens a ocupar a mesma posição. Talvez seja quem sabe, por uma questão de sobrevivência ou de adaptação; mas, a regra de que o “feminino” é mais amável e compreensivo não se observa nas práticas. As mulheres masculinizaram demais suas condutas e na tentativa de igualar aos homens, nivelaram por baixo.

É isso que eu a acho!

por Maris Stella

Nenhum comentário:

Postar um comentário