quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Era uma vez...



Segundo a fotógrafa canadense Dina Goldstein na série "Fallen Princess", depois da chegada do príncipe, as princesas nunca mais foram felizes para sempre. Mas, literalmente caíram das nuvens.

A duras penas descobriram que ao contrário do que tentaram nos convencer por séculos, na mágica real, é mais fácil um príncipe virar sapo. Na criativa provocação da artista canadense, Cinderela ainda com o vestido das núpcias, chora as mágoas em um boteco obscuro e mal frequentado.

Claro, nesse mundo pós-moderno de mulheres super, hiper ocupadas, ninguém tem tempo para ficar esperando príncipe nenhum. Afinal, estamos mesmo nos tempos do vamos a luta!

E então, será, mesmo que já não há mais lugar para os contos de fadas nas imaginações femininas? E os homens, será que, ainda que não confessem, também não sonham com suas princesas? Para a psicóloga Sueli Castillo, "Este sonho impossível ainda está presente em mulheres e homens contemporâneos".


Outro dia ouvi de uma mãe a indignação quanto ao mau gosto da filha para a escolha de namorados.

"- Só escolhe pobre! O namorado de agora anda a pé! Nem uma bicicleta tem, vê se pode? Ah não, eu disse a ela: minha filha eu te criei para uma vida melhor. Um namorado que tenha uma BMW com bancos de couro..."

Enfim, não sei dizer qual a resposta da filha. Mas, como ilustrativo, a questão está colocada.

A provocação sugerida pela arte da canadense é interessante, pois, convida ao pensamento. Isso é bom! É característica da sociedade em que vivemos uma visão crítica acerca das produções culturais. E nesse estado de desconstrução, os contos de fadas são vistos com desconfiança e se especula muito com o que acontece aos personagens depois que os livros são fechados ou o filme acaba. Nesse caso, a imaginação tem sido usada de forma ácida corroendo qualquer possibilidade positiva de esperança. Impossibilitada de sonhar, o que será das gerações do futuro?

Nosso sentido de realidade não se engana tanto assim. Crescer é um processo doloroso que nos exige assumir responsabilidade. O que não quer dizer que seja tarefa fácil, de simples execução.  Desacreditar em contos de fadas, não é desconstruí-los ou renegá-los. A meu ver, isso é também permanecer na infância.    De qualquer maneira, o mundo não vem pronto para usufruto de príncipes, princesas ou sapos. É construído por todo mundo junto. Mas, isso também é coisa que vamos descobrindo a duras penas.

Em se tratando de gente, não existe crescimento sem compreensão. Compreender é buscar consensos convivendo o tempo todo com contrários. Se o príncipe virou sapo, é por que saiu da fantasia. É hora da vida real! Ao que parece, também não desce fácil na garganta da Dina... Mundo triste este dela!

Na real, uma relação entre um homem e uma mulher é uma constância entre qualidades e defeitos. Com características positivas e negativas. A mágica está em descobrir valores comuns nas felicidades e nas dificuldades presentes em qualquer forma de relacionamento humano. Mas, para enxergar a vida assim, é preciso a coragem de abrir mão de todas fantasias. Mas, todas mesmo!

por Maris Stella




Um comentário:

  1. adorei o texto, e a forma de como ele me fez refletir sobre várias coisas, parabéns minha mãe :D - cristiano!

    ResponderExcluir