domingo, 13 de dezembro de 2009

“às vezes é só resto, às vezes vem, também, descuido”. Estamira

Como atividade da Secretaria, iniciamos a apresentação de filmes. A iniciativa tem por objetivo  propiciar um  momento de lazer aliado a necessidade de refletir em grupo sob questões que povoam o universo feminino, inclusive política. Contudo, as temáticas das películas exibidas atenderão a livre escolha e,versarão  sobre  uma variedade infinita. 

Ontem, assistimos ao documentário  "Estamira". Mostra a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, RJ. 

O diretor *Marcos Prado, vagarosamente apresenta uma história de difícil compreensão. A primeira vista, o filme parece desproporcional e desconexo  de qualquer sentido. Um mulher ensandecida que trabalha em um lixão... Aos nossos sentidos domesticados pela indústria do cinema como entrenimento, o filme, castiga. Contudo, vencidos as primeiras resistências, é possível, "vivenciar" que razões conduziram Estamira aos seus infortúnios. Ao compreendê-la, se solidarizar com ela. 

Prostituída aos 12 anos, casou-se duas vezes em reacaionamentos infelizes permeados por internações em hospitais psquiátricos, vitimada por estupros; em uma vida onde a descrença e a desesperança, aparente, a destituíram do direito ao sonho, acorrentando sua mente no escape das alucinações e dos delírios, muitas vezes, expressos em tom de revolta em discursos coléricos. 

Enfim, as companheiras que toparam este primeiro desafio, sairam de lá mais sensibilizadas e motivadas em suas buscas pessoais e políticas. Afinal, ainda que não sejam reconhecidas ou estejam sob os focos de uma objetiva, existem inúmeras mulheres com histórias semelhantes a exigir de nós atenção e empenho, para que não continuemos cnós mesmas com os nossos descuidos.

por Maris Stella



*Marcos Prado é fotógrafo e documentarista, diretor dos filmes Estamira, Os Carvoeiros e produtor de Ônibus 174. Como fotógrafo, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o World Press Photo 92 e o Focus on Your World 92, da ONU. Escolhido, em 2002, como Hasselblad Master, Marcos possui fotos nos acervos permanentes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), do Museu de Arte Assis Chateaubriand de São Paulo (MASP), e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário