segunda-feira, 19 de abril de 2010

Associativismo, isso não pode morrer!



Aconteceu no último sábado (dia 17) o II Congresso do Movimento Unificado de Vitória da Conquista com as Associações,  cujo lema foi: Associativismo, isso não pode morrer! 

A palestra de abertura foi realizada pelo companheiro Ramiro Pedro Cora, 1º secretário da Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM

Também tivemos a colaboração de Edvaldo Duda representante da Federação Estadual das Associações de Moradores da Bahia - FAMEB. Instituição vinculada à CONAM.

Um de nossos objetivos para realização desse II congresso era aproximar nossa comunidade através de seus representantes locais mais diretos, os presidentes e as presidentas de associações de moradores, dos assuntos públicos. Capacitá-los no cumprimento de suas atividades para que   atuem de forma organizada e coletiva. Orientá-los a quando necessário, saberem mobilizar suas comunidades na participação política pela busca de soluções para os problemas comuns que enfrentam no cotidiano de cada bairro ou localização rural. 


E o maior e mais significativo objetivo: proporcionar a troca de experiências entre todos nós. Afinal, só existe associativismo com a participação de todas as pessoas juntas independente de idade, sexo ou orientação ideológico-partidária.


Contamos com a presença de um grande público, e todos nós, que nos envolvemos na organização do congresso, terminamos o dia orgulhosos com o resultado de nosso trabalho. 

Tanto os presidentes quanto as presidentes das associações e os demais cidadãos e cidadãs que estiveram presentes ao evento, se mostraram muito participativos e interessados em discutir propostas para seus bairros. 


De minha parte, na luta que mais me diz respeito especificamente, tinha a preocupação de quantificação e qualificação do contingente feminino. Meta satisfatoriamente alcançada!

Tanto da zona rural quanto urbana, as mulheres atenderam ao chamado e compareceram em grande número. Sobressaindo nas oficinas e nos debates que foram realizados. 

A presença dessas companheiras nos renovou as esperanças de continuar buscando a ampliação do espaço de reconhecimento das mulheres nas conquistas sociais e políticas.

por Maris Stella Schiavo Novaes




Um comentário:

  1. É com atitudes como estas, que podemos acreditar que é possível transformar a nossa vida e a do próximo!
    Trocando, não só palavras, mas buscando nova parcerias,para realizarem um bem comum, que servirá de exemplo aos que virão, e consequentemente,irá fazer a diferença na vida de todos.
    A Associações de Moradores de Vitória da Conquista,está de parabéns, por terem dado mais um passo importante, em prol de ajudar a fazer desde cantinho do sertão baiano um lugar melhor para se viver!
    Com união,e a força de todos, é possível sim: Transformar Vidas!

    ResponderExcluir