quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Campanha: Eu apoio Lídice da Mata para Senadora


A participação política das mulheres no Brasil é um marco histórico e tem se ampliado desde a luta sufragista pelo direito ao voto em 1932, momento em que pela primeira vez algumas mulheres votaram. Isto porque o código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

Entretanto, o direito a votar e ser votada revelou-se insuficiente para superar práticas excludentes construídas em bases patriarcais. Sabemos que esse padrões/valores e atitudes discriminatórias ainda permanecem profundamente arraigados em relação às mulheres. Ainda hoje, as pesquisas revelam que as mulheres recebem, em média, apenas 63% do salário dos homens, ainda são vítimas de violência sexual e doméstica, de assédio sexual e moral, de duplas/triplas jornadas de trabalho (a lista é imensa)...

Na arena política, ainda não conquistamos a paridade com os homens, estamos com uma sub-representação, do total dos deputad@s federais, eleit@s em 1998, apenas 7,6% eram mulheres, o mesmo ocorrendo no Senado Federal.  

As nossas questões não se esgotam aqui, nossa luta por direitos de cidadania não param, já temos algumas vitórias, por exemplo, a cota de 30% das vagas nas chapas em eleições para cargos proporcionais, a conquista da Lei Maria da Penha, a licença mataernidade, entre outras.

No limiar do terceiro milênio a ampliação da efetiva participação das mulheres na vida política se faz imprescindível, não apenas como eleitoras, mas principalmente como ocupantes eleitas de todos os cargos.
Agora, na Bahia, nós mulheres temos a possibilidade real de ver concretizada a eleição da primeira representante ao Senado, 
LÍDICE DA MATA- nº 400. 

Gostaríamos de convidar todas vocês para se juntar a nós nessa campanha para eleger Lídice da Mata nossa representante no Senado. Contamos com sua mobilização, seu apoio, feito boca a boca, através das suas redes tecnológicas (e-mails, twitter, orkut, etc.), enfim. Também, colocamo-nos à disposição para ouvir e receber sugestões e propostas para o programa.

Aproveitamos para solicitar depoimentos favoráveis à candidatura de Lídice ao Senado que serão colocados no site de campanha. Para isso precisamos do apoio e colaboração de todas. Esse depoimento deve conter no máximo três linhas, dizendo o porquê do seu apoio, pode ser enviado para o e-mail lidice@lidice.com.br, ou para o meu e-mail, nereida@lidice.com.br. Vale lembrar que é importante conter sua identificação, nome e profissão.
A eleição de Lídice significará mais um obstáculo vencido para nós mulheres e trará certamente para o âmbito público, novas condudas e dinâmicas.
A hora é essa, por mais mulheres no PODER!!!! 

 
Nereida Mazza
Assessora Parlamentar de Gênero
D e p u t a d a  F e d e  r a l   L í d i c e   d a  M a t a
Rua Jacobina nº 64, Edf. Empresarial Rio Vermelho
Salas 501/502 - Rio Vermelho
Cep 41 940-160 / Salvador Bahia
(71) 3240-3455 / 3240-3326




Nenhum comentário:

Postar um comentário