segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco com mulheres e flores

AM por Ester Castro


Dia Mundial sem Tabaco
Como antitabagista confessa, não posso deixar de fazer uma menção à mais uma celebração do Dia Mundial sem Tabaco que acontece hoje.
Este ano o foco em especial são as mulheres, uma vez que a publicidade tabagista sempre tentou associar o tabaco à ideia de emancipação e independência, cada vez mais buscados e alcançados pela mulher atual. Outra questão a ser desmistificada é a associação do tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens.
INCA – Instituto Nacional de Câncer optou pela utilização de flores nas peças de campanha para esta data. As flores representam proteção ao meio-ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro que representa desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.
E já que o enfoque desse dia é a mulher, recomendo a leitura dos 8 bons motivos para você parar de fumar, texto de Isabela Leal e Ana Paula Rafanini (Revista Boa Forma) reproduzido na íntegra pelo ACT Blog (Aliança de Controle do Tabagismo).

E por falar nisso…

Desenterrando a questão da Lei Antifumo, o leitor Henrique me enviou um link com um texto curto e preciso escrito por Fernando Brandt para o ACT Blog, ao qual tomo a liberdade de transcrever aqui na íntegra:
- Eu não fumo.
Eu fumo.
- Sou totalmente a favor da lei antifumo.
Sou completamente contra a lei antifumo.
- É democrática.
É autoritária.
- Mereço respeito.
Me sinto desrespeitado.
- Eu não sou obrigado a compartilhar o vício dele.
Ele não é obrigado a frequentar o mesmo ambiente que eu.
- Por que não solta fumaça lá fora, junto com os carros?
Por que não reclama dos carros, que soltam muito mais fumaça?
- A saúde é pública.
A saúde é minha.
- Em Nova York funciona muito bem.
Duvido que vai dar certo em São Paulo.
- Pelo menos 7 pessoas morrem por dia no Brasil devido ao fumo passivo.*
- ….
Contra fatos não há argumentos.
*Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário