terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Incrível exército de Dilma leão

Gil Vicente Tavares*

Após uma disputa eleitoral que chegou às mais sórdidas profundezas do atraso, com acusações à candidata Dilma que iam do lesbianismo ao ateísmo, da guerrilheira à mulher à favor do aborto - como se essas características fossem defeitos, que o são numa sociedade atrasada -, hoje, dia 1 de janeiro de 2011 a nova presidente do Brasil tomou posse.

De todos os momentos, imagens bonitas, discurso firme - e falando da cultura como elemento importante, algo ao menos simbólico pra mim - houve uma imagem que mexeu bastante comigo e com quem estava presente, ao meu lado.

De repente, pessoas de vários credos, preconceitos e crenças partidárias e sociais presentes na minha sala estavam emocionados com toda a simbologia do ato; Dilma Roussef, ao lado de um Dragão da Indepedência, passava em revista uma tropa, que batia continência pra ela.

Os militares, que torturaram Dilma, reverenciavam uma presidente mulher, ex-guerrilheira, que desfilou sozinha, sem precisar de um primeiro-cavalheiro, ou sei lá como se chama o masculino de primeira-dama. Uma mulher desquitada, segura de si. Indenpendente.

Lá vai o Brasil subindo a rampa. E com ele os brasileiros que esperam que acima e longe de partidarismos, emparelhamento do estado, negociatas, corrupção e ideologias, nosso país melhore lá e cá. Sim, porque somos tão corruptos quanto eles, tão tendenciosos e revanchistas quanto eles. Sempre que podemos, nos corrompemos, criticando os que se corrompem lá. É aquela velha história de nos acharmos espertos e acharmos o outro corrupto.

Agora Dilma é presidente de todos. A torcida tem que ser de todos, também.

O Brasil precisa mudar. Hoje, uma mulher ex-guerrilheira e desquitada subiu a rampa, deixando para trás preconceitos, torturas, machismo e dogmas religiosos.

Que sigamos o passo sem perder o compasso. Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor.

* Gil Vicente Tavares, é poeta, dramaturgo e ator
 
fonte: Blog PSB Salvador


















Nenhum comentário:

Postar um comentário