domingo, 15 de novembro de 2009

Manifesto das Mulheres do PSB


Lugar de Mulher é na Política:
Criada a Secretaria da Mulher no PSB de Vitória da Conquista

Nós, mulheres filiadas ao PSB, nesse período em que antecede as eleições de 2010, estendemos nossas ações na busca pelo respeito dos companheiros e companheiras, bem como dos dirigentes do PSB local e estadual, no objetivo de consolidarmos nossa presença efetiva no partido.  Buscando dar capilaridade a participação feminina e tornar efetiva a consolidação do nosso reconhecimento enquanto segmento social importante na instituição partidária, no dia 25 de outubro de 2009, em conformidade ao cap. VIII, art. 43 do estatuto do PSB, foi criada como órgão de representação do partido em Vitória da Conquista - BA, a Secretaria de Mulheres .

 Ao longo da história humana, nas lutas das mulheres por reconhecimento e igualdade existe uma importante tradição que precisa ser considerada como referencial importante, a promover reflexões e apontar futuras lutas. Contudo, nos novos tempos, as demandas das mulheres não estão restritas apenas as bases das antigas bandeiras de luta de memoráveis feministas. É preciso romper paradigmas estabelecidos, construir novos caminhos e formas de ação respeitando a dialética da tradição. O que significa dizer que, o referencial só se firma e se mantém como tal, na mesma medida em que é capaz de renovar-se, quando são confrontadas pelas mudanças históricas que ameaçam sua sobrevivência, se insistirem na estagnação. Os Direitos Humanos e Cívicos da Mulher precisam ser defendidos em sua perspectiva de resgatar atributos de respeito que visam compreender os significados nocivos de uma sociedade estruturada a partir do machismo e do patriarcado.

Pretendemos trazer para essa Secretaria a disposição de participar das construções de espaços legais que possam trazer benefícios de ordem humana e não única e exclusivamente se restringir a condição de luta a uma questão de gênero. As bases de nossas ações estão ancoradas em novas idéias, valores e ética.Todavia, privilegiando sempre o enfrentamento do poder do patriarcado que estimula a passividade feminina. Subordinada aos homens sem se levar em conta sua participação e intervenção na busca de soluções coletivas, a mulher também se torna responsável pelo crescimento da desigualdade entre os seres humanos, e suas graves consequências: a miséria, a ignorância e a violência.

Em nossos desafios e compromisso partidário, entre nossas metas, em primeiro plano, iremos buscar a interlocução com os movimentos de mulheres e organizações da sociedade conquistense, regionais e nacionais. Iremos priorizar eventos de formação política, direcionados para incentivar as candidaturas femininas no PSB e também formalizarmos atividades e o necessário apoio para as futuras candidaturas de mulheres.

A instituição da secretaria, portanto, atende assim ao convite da Deputada Lídice da Mata: "As mulheres precisam ser menos temerosas e encarar o belo desafio que é a luta por um país mais justo e humano através da política".

Ao que concordamos inteiramente.
A nossa luta é pela igualdade de direitos garantindo oportunidades!





Maris Stella Schiavo Novaes
Secretária da Mulher – PSB



Vitória da Conquista - BA, 14 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário