terça-feira, 24 de novembro de 2009

5ª Caminhada o Povo do Santo contra a Intolerância Religiosa e a Primeira Caminhada Nacional


Atendendo ao convite dos representantes do terreiro de candomblé do Pai Loro, eu e 

Saulo Moreno Rocha, filho de santo da casa do 
Bàbálorìsa,  estivemos em


Salvador 
no último dia 22 onde participamos das festividades de comemoração pelo 

Dia da 
Consciência Negra 
ocorrido no dia 20, e 
5ª Caminhada d
Povo do Santo 
contra a Intolerância Religiosa 
Primeira Caminhada Nacional. 


Agradecemos pelo convite do templo de candomblé Nação Ketu Ilé Àse Omin T' Ògun  -
Bàbálorìsa Flávio T' Òsoguiã - 
Pai Loro!




É impossível traduzir em palavras o que se sente em um evento como este. Só participando para compreender. Foi uma oportunidade inesquecível!
por Maris Stella Schiavo Novaes


domingo, 15 de novembro de 2009

Manifesto das Mulheres do PSB


Lugar de Mulher é na Política:
Criada a Secretaria da Mulher no PSB de Vitória da Conquista

Nós, mulheres filiadas ao PSB, nesse período em que antecede as eleições de 2010, estendemos nossas ações na busca pelo respeito dos companheiros e companheiras, bem como dos dirigentes do PSB local e estadual, no objetivo de consolidarmos nossa presença efetiva no partido.  Buscando dar capilaridade a participação feminina e tornar efetiva a consolidação do nosso reconhecimento enquanto segmento social importante na instituição partidária, no dia 25 de outubro de 2009, em conformidade ao cap. VIII, art. 43 do estatuto do PSB, foi criada como órgão de representação do partido em Vitória da Conquista - BA, a Secretaria de Mulheres .

 Ao longo da história humana, nas lutas das mulheres por reconhecimento e igualdade existe uma importante tradição que precisa ser considerada como referencial importante, a promover reflexões e apontar futuras lutas. Contudo, nos novos tempos, as demandas das mulheres não estão restritas apenas as bases das antigas bandeiras de luta de memoráveis feministas. É preciso romper paradigmas estabelecidos, construir novos caminhos e formas de ação respeitando a dialética da tradição. O que significa dizer que, o referencial só se firma e se mantém como tal, na mesma medida em que é capaz de renovar-se, quando são confrontadas pelas mudanças históricas que ameaçam sua sobrevivência, se insistirem na estagnação. Os Direitos Humanos e Cívicos da Mulher precisam ser defendidos em sua perspectiva de resgatar atributos de respeito que visam compreender os significados nocivos de uma sociedade estruturada a partir do machismo e do patriarcado.

Pretendemos trazer para essa Secretaria a disposição de participar das construções de espaços legais que possam trazer benefícios de ordem humana e não única e exclusivamente se restringir a condição de luta a uma questão de gênero. As bases de nossas ações estão ancoradas em novas idéias, valores e ética.Todavia, privilegiando sempre o enfrentamento do poder do patriarcado que estimula a passividade feminina. Subordinada aos homens sem se levar em conta sua participação e intervenção na busca de soluções coletivas, a mulher também se torna responsável pelo crescimento da desigualdade entre os seres humanos, e suas graves consequências: a miséria, a ignorância e a violência.

Em nossos desafios e compromisso partidário, entre nossas metas, em primeiro plano, iremos buscar a interlocução com os movimentos de mulheres e organizações da sociedade conquistense, regionais e nacionais. Iremos priorizar eventos de formação política, direcionados para incentivar as candidaturas femininas no PSB e também formalizarmos atividades e o necessário apoio para as futuras candidaturas de mulheres.

A instituição da secretaria, portanto, atende assim ao convite da Deputada Lídice da Mata: "As mulheres precisam ser menos temerosas e encarar o belo desafio que é a luta por um país mais justo e humano através da política".

Ao que concordamos inteiramente.
A nossa luta é pela igualdade de direitos garantindo oportunidades!





Maris Stella Schiavo Novaes
Secretária da Mulher – PSB



Vitória da Conquista - BA, 14 de novembro de 2009

INSTAURADA SECRETARIA DA MULHER NO PSB DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Aconteceu ontem na sede do PSB a primeira reunião da Secretaria da Mulher. As pioneiras discutiram diretrizes para implementação das ações da Secretaria que não se limitará a tratar de questões gêneros, mas, ao ser humano e suas demandas sociais. 


Tenho consciência de que estamos instaurando um novo tempo no PSB de Vitória da Conquista, por que é preciso ampliar e muito os espaços da mulher na política. A secretaria vem atender a este espaço por que entendemos que a presença feminina contribui pra qualificar as ações do partido. O desafio é imenso, mas, estamos preparadas a enfrentar e vencer todas as dificuldades.




A próxima reunião está marcada para dia 28/11/2009 às 17: 00 


Local: 
Partido Socialista Brasileiro – PSB – Trav. Zumiro Nunes, 15 Centro.

Seja muito bem vinda!!


por Maris Stella Schiavo Novaes

Convite de Ato Público em Salvador

Dentro das festividades de comemoração do Dia da Consciência Negra no próximo dia 20, no dia 22, acontecerá em Salvador a 5ª Caminhada o Povo do Santo contra a 
Intolerância Religiosa e a Primeira Caminhada Nacional.
Neste ano a campanha, trará o mote: "Neste Censo, declare seu amor ao seu Orixá/Diga que é do Santo, diga que é do Axé/Pois quem é de Umbanda, quem é de Candomblé/Não pode ter vergonha, tem que dizer que é!"

Atendendo ao convite dos representantes de terreiros em Vitória da Conquista, a Secretaria da Mulher estará presente neste importante evento.

Faça-se solidário a essa causa, participe, você também!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Comissão de Educação e Cultura vota criação do Dia da Conquista do Voto Feminino


O Brasil pode vir a comemorar no próximo ano o "Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil", o projeto de lei que está em pauta na Comissão de Educação e Cultura, recebeu da relatora, a deputada federal, Lídice da Mata (PSB) parecer favorável a instituição da data no calendário oficial brasileiro. De acordo com o projeto de autoria da deputada, Sueli Vidigal (PDT),  essa conquista será lembrada todo dia 24 de fevereiro.

Segunda a relatora, a data é alusiva a edição do Código Eleitoral Provisório de 1932, que deu as mulheres o direito à cidadania política, por meio do voto. No relatório Lídice destacou o valor histórico da data, que contribuirá para relembrar os avanços e recuos das conquistas do movimento feminino brasileiro.

Para fundamentar o parecer cita ainda um trecho do artigo do historiador e consultor legislativo, Ricardo Oriá, que faz um registro historiográfico da participação da primeira mulher a exercer um cargo parlamentar no Brasil, Carlota Pereira de Quieróz, em 1932 eleita pelo Estado de São Paulo para Assembléia Constituinte. O artigo apresenta de forma linear o processo de luta das mulheres em busca de seus direitos.


Assessoria de Imprensa
30/04/2009

Brasil se mobiliza para campanha
pelo fim da violência contra mulher


 A deputada Lídice da Mata manifestou apoio a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que acontecerá em todo o Brasil no período de 20 de novembro a 10 de dezembro. A iniciativa visa coibir as diferentes formas de violências contra às mulheres, fomentando um ampla reflexão na sociedade sobre esse grave estigma que ainda persiste nos tempos atuais. No ano passado foram realizados 675 eventos.

A campanha que já em sua sétima edição nacional tem como slogan Uma Vida sem Violência é um Direito das Mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos. Para mobilização nacional a organização colocou no ar o blog www.agende.org.br/16dias, onde está disponível extenso conteúdo sobre a temática acumulado ao longo desses sete anos. “Não podemos mais tolerar  que mulheres continuem sendo vítimas da violência.  Campanhas como essa ajudam na reflexão e conscientização sobre esse grave problema". declara.


Assessoria de Imprensa
12/11/2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Maria Quitéria

A história de Maria Quitéria de Jesus apresenta divergências desde o seu início. Nascida no dia 27 de julho de 1792 no sítio Licurizeiro em São José das Itaporocas (Cachoeira), na Bahia. As discordâncias por parte dos historiadores começam em relação a sua filiação. O mais provável é que tenha sido a primeira filha dos brasileiros Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus, que morreu quando a filha tinha apenas nove anos. A criança assumiu o comando da casa e a criação dos dois irmãos mais novos. Preocupado com os filhos, Gonçalo casa-se pela segunda vez, mas sua esposa morre pouco tempo depois. A família se muda e o pai se casa pela terceira vez. Tem outros três filhos com a nova esposa, que nunca aprovou os modos independentes de Maria Quitéria.


Mulher bonita, altiva e de traços marcantes, Maria Quitéria montava, caçava e manejava armas de fogo. Torno-se soldado em 1822, quando o Recôncavo Baiano lutava contra os portugueses a favor da consolidação da independência do Brasil. O historiador Bernardino José de Souza, autor de Heroínas Baianas, explica que no dia 6 de setembro daquele ano, instalou-se na Vila de Cachoeira, a 80 km da Serra da Agulha, local onde morava a família de Maria Quitéria, o Conselho Interino do Governo da Província. O Conselho defendia o movimento pró-independência da Bahia e visava obter adesões voluntárias para suas tropas.


Maria Quitéria mostrou-se interessada em se alistar, mas foi advertida pelo pai de que mulheres não vão à guerra. Ela então fugiu e, ajudada por sua irmã Teresa, cortou os cabelos, vestiu a farda de sue cunhado e ainda tomou emprestado seu sobrenome, Medeiros. Ingressou no Regimento de Artilharia onde permaneceu até ser descoberta, semanas depois. Foi então transferida para o Batalhão dos Periquitos e à sua farda foi acrescentado um saiote.


Sua bravura e habilidade no manejo das armas foram destaques desde o começo de sua vida militar. No combate da Pituba, em fevereiro de 1823, atacou uma trincheira inimiga e fez vários prisioneiros. Em abril do mesmo ano, na barra do Paraguaçu, ao lado de outras mulheres e com água na altura dos seios, avançou contra uma barca portuguesa impedindo o desembarque dos adversários. Em julho seguinte, quando o Exército Libertador entrou na cidade de Salvador, foi saudada e homenageada pela população. No dia 20 de agosto foi recebida, no Rio de Janeiro, pelo imperador D. Pedro, que lhe ofereceu a Condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro e um soldo de alferes de linha. Maria Quitéria aproveitou a ocasião para pedir a Dom Pedro uma carta solicitando ao pai que a perdoasse.


Retornou à fazenda Serra da Agulha e, meses depois, casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma única filha, Luísa Maria da Conceição. Em 1835, já viúva, mudou-se para Feira de Santana, a fim de intervir no inventário de seu pai. Com a morosidade da Justiça, foi para Salvador, onde morou até o final da vida sobrevivendo unicamente com seu soldo de alferes.



Faleceu no dia 21 de agosto de 1853.


Existe uma medalha militar e uma comenda na Câmara Municipal de Salvador que levam seu nome. Sua imagem está presente em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares do país por determinação ministerial. Por decreto presidencial de 28 de junho de 1996, foi reconhecida como Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, um dos poucos que acolhem oficiais do sexo feminino.


BibliografiaHeroínas Baianas, de Bernardino José de Souza; As heroínas do Brasil, de Consuelo Pondé de Sena;Dicionário das Mulheres do Brasil, organizado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil; Mulheres Brasileiras, da Galeria da Fundação Osório e Nossas Mulheres, edição especial da revista Cláudia de abril de 2000 em comemoração aos 500 anos do Brasil.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Muito Importante mesmo!

Encontramos no site muitas bocas no trombone, e quando a campanha é boa, a gente participa!



O Instituto do Câncer, como todos sabemos, é uma instituição seríssima. Cabe a nós atender sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (federal, estadual e/ou municipal) será seu fim!
Vamos salvar o site do câncer de mama? Não custa nada.
Digam a 10 amigas para dizerem a 10 amigas hoje!


Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda.

Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'.

Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam, que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.


PASSEM A 10 AMIGAS PARA PASSAREM A 10 AMIGAS: www.cancerdemama.com.br

domingo, 1 de novembro de 2009

CARTILHA: VOTE CERTO, A ELEIÇÃO SEM COMPLICAÇÃO

Marcelo S. Tognozzi, se deu ao trabalho de de redigir e divulgar em meio digital uma cartilha super importante: ensinar o eleitor a votar. Pretensioso? Não mesmo! 

Para quem leu o documento fica um certo sentimento de compartilhamento. De leitura coletiva, de debater as idéias com as companheiras do partido ou com as amigas do salão de beleza enquanto aguarda atendimento. 

Por ser uma cartilha, a leitura é fácil para qualquer leitor compreender. Principalmente aquele mais alheio e desinteressado de política. Questões como:

  • Por que é importante votar?
  • Como funciona uma urna eletrônica?
  • Como é a contagem dos votos?
  • Por que se vota nos partidos e não no candidato?
  • Se eleito, quem é "dono" do mandato?
  • O que é proibido e o que permitido em uma eleição?
  • Quem pode e quem não pode ser candidato?
E assim em diante.

Recomendo tirar um tempo para ler essa cartilha. 

À mim, resta agradecer ao jornalista Marcelo por esta importante contribuição cidadã.

Valeu mesmo!

por Maris Stella